Ortodontia

Saiba mais sobre esta área

A ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige os dentes e maxilares posicionados incorretamente. Dentes desalinhados ou que não estão mantidos juntos corretamente são difíceis de manter limpos e podem ser perdidos prematuramente devido a cáries e doenças periodontais. Eles também colocam estresse extra nos músculos da mastigação, o que pode levar a dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular e dores no pescoço, ombros e costas.

O tratamento ortodôntico deixa a boca mais saudável, proporcionando melhor aparência e função mastigatória adequada.

Especialistas neste campo são chamados de ortodontistas. Além do curso regular de cinco anos, os ortodontistas também são obrigados a fazer cursos de especialização.

O que é ortodontia?

Em geral, a ortodontia é uma especialidade da odontologia. Seu principal objetivo é corrigir a posição dos dentes. Portanto, é altamente recomendado para pacientes com problemas de alinhamento dentário.

Ao contrário da crença popular, pessoas de qualquer idade podem receber este tratamento. Afinal, não existe idade ideal para ter dentes bonitos, saudáveis ​​e perfeitamente alinhados. Isso é conseguido com o uso de aparelhos de alta tecnologia que, em alguns casos, nem precisam ter o famoso “sorriso de metal”.

Como saber se preciso passar por este tratamento?

Somente seu dentista ou ortodontista pode determinar se você pode se beneficiar do tratamento ortodôntico. Com base em uma série de ferramentas de diagnóstico, incluindo um histórico médico e odontológico completo, exame clínico, moldes de gesso, fotografias especiais e raios-X.

Você pode ser um candidato a tratamento ortodôntico se tiver algum dos seguintes problemas:

  • Sobremordida, este problema é caracterizado quando os dentes superiores frontais cobrem muito os inferiores.
  • Mordida cruzada anterior – quando o maxilar inferior se projeta muito para a frente ou o maxilar superior está muito recuado.
  • Mordida cruzada – Ocorre quando o maxilar superior não avança ligeiramente à frente do maxilar inferior em uma mordida normal.
  • Mordida aberta – Ocorre quando há espaço entre as superfícies oclusais dos dentes anteriores ou seja, há uma abertura entre os dentes da frente.
  • Desvio da linha média – Ocorre quando o centro do arco superior não está alinhado com o centro do arco inferior.
  • Espaço interdental – Ocorre quando existe uma lacuna ou espaço entre os dentes devido à falta de dentes ou dentes que são menores do que deveriam.
  • Apinhamento – Ocorre quando os dentes são maiores do que deveriam e não ficam alinhados nos maxilares ,ficando um em cima do outro.

Como funciona o tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico, que visa o alinhamento dos dentes e o aperfeiçoamento da oclusão, é realizado com a colocação do aparelhos. Estes se utiliza de movimentos que forçam os dentes e os maxilares a retornarem ao lugar.

Neste ponto, o dentista avaliará a gravidade do problema do paciente e a estrutura dentária. Ele pode recomendar alguns modelos de aparelhos ortodônticos:

Aparelho fixo convencional(metálico)

Com este aparelho, o paciente conquistará o famoso “sorriso metálico”. Afinal, é uma estrutura composta por braquetes de metal e fios presos sobre os dentes.

Aparelho fixo estético(porcelana ou safira)

Aparelhos estéticos também são usados ​​para alinhar os dentes. Neste tratamento ortodôntico, o aparelho é fixado da mesma forma que o anterior, mas a diferença é que sua estrutura é feita de materiais transparentes ou branco como: porcelana, safira. Isso deixa o sorriso mais bonito e não afeta tanto a aparência do paciente.

Invisalign

O invisalign é um aparelho transparente que é feito sob medida de acordo com a arcada dentária de cada paciente. Também melhora a aparência porque o endireitamento dos dentes é feito de forma imperceptível para as pessoas.

Mas a grande diferença desse alinhador é que ele é removível. Isso facilita a alimentação e a higiene bucal. Nos últimos anos este é o tratamento mais procurado pelos pacientes.

Aparelho para reposicionar a mandíbula

O que diferencia este aparelho ortopédico de outros aparelhos é que ele foi projetado especificamente para corrigir a disfunção da mandíbula. Ações para fortalecer adequadamente o processo de mordida e mastigação são realizadas durante todo o tratamento.

Portanto, este dispositivo de reposicionamento é adequado para pacientes com problemas de ATM, por exemplo.

Aparelho móvel

Este dispositivo móvel é adequado para crianças e acompanha o crescimento dos dentes e ossos. Também pode ser usado como contenção após o uso do aparelho fixo. Isso evita que o dente volte para a posição original de tratamento.

Quais as consequências de permanecer com os dentes desalinhados?

Se você não aderir ao tratamento ortodôntico, as consequências dos dentes desalinhados causarão grandes prejuízos. Eles prejudicam diretamente a saúde bucal, a função corporal e até a estética do sorriso do paciente.

Mas isso não é tudo. Escolhemos algumas das principais consequências de não usar aparelho para alinhar os dentes. Veja quais são:

  • Problemas na dicção;
  • Enxaquecas;
  • Dores na coluna;
  • Problemas digestivos;
  • Mau hálito;
  • Cáries e doenças gengivais;
  • Dificuldade na autoestima;
  • Problemas respiratórios.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre ortodontia, já deve entender a importância de corrigir problemas de alinhamento dentário. Afinal, é através do tratamento de um ortodontista que os pacientes podem ter um sorriso mais bonito, saudável e sem os problemas causados ​​por dentes desalinhados.

Iniciar conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?