Você já pensou que a saúde bucal do seu filho deve começar desde cedo? Quem cuida de uma criança pequena precisa levá-la a um odontopediatra, sim! É muito importante consultar este profissional nesta fase da vida, mesmo que a criança ainda não tenha nascido os primeiros dentinhos de leite.
A Odontopediatria é uma área da Odontologia responsável pelo cuidado da saúde bucal de bebês e crianças, além de gestantes. Hoje, sabemos que a maioria das pessoas tem medo de enfrentar a cadeira do dentista por causa de experiências negativas que tiveram quando crianças. Por isso o trabalho de um odontopediatra é tão importante.
A odontopediatria tem uma forte tendência para prevenção. Afinal, os cuidados devem começar o quanto antes. Mas, sem a devida orientação de um profissional, os pais podem acabar usando produtos que não são adequados para os filhos ou piorar a experiência, como quando se usa uma escova para dentes grandes.
Portanto, o trabalho do odontopediatra pode orientar os responsáveis e auxiliá-los nos cuidados iniciais de sua saúde bucal. Sem mencionar que é uma área que interfere em todas as outras relacionadas à odontologia.
Os odontopediatras são responsáveis não só pela higiene das crianças em fase de dentição, mas também pela higiene dos bebês e das grávidas. Aliás, uma dica é que as mães procurem esses profissionais durante a gestação para conhecer os cuidados que devem receber desde o nascimento.
O tratamento de crianças também requer acompanhamento especial. As crianças pequenas precisam de mais atenção e cuidados psicológicos para que a experiência no consultório odontológico não se transforme em uma coisa desagradável e isso se torne um medo do dentista no futuro, concorda? O ambiente também deve ser atrativo e ajudar a criança a se sentir confiante e relaxada, e para isso o odontopediatra tem todas as técnicas e ferramentas necessárias!
Também vale a pena que os pais conversem com um odontopediatra sobre quaisquer experiências negativas que seu filho tenha tido para que um profissional possa ajudá-los a lidar com esse medo. Portanto, o tratamento será realizado da melhor maneira possível.
Se você sabe que seu filho se sente desconfortável em ir ao dentista enquanto todo mundo está bem, saiba que a diferença pode estar aí: um dentista pediátrico e uma boa primeira experiência.
O odontopediatra é capacitado para realizar todas as funções de um cirurgião-dentista. Mais especificamente, os procedimentos desse especialista são:
- Orientação da gestante e conscientização dos cuidados com a saúde bucal do bebê;
- Monitoramento dos primeiros dentinhos da criança;
- Acompanhamento da queda dos dentes de leite e do nascimento dos dentes definitivos;
- Controle e prevenção de problemas bucais infantis, como restaurações em dentes cariados, aplicações de flúor e de selante, dentre outros.
Dependendo das necessidades do bebê ou criança, especialistas podem ser procurados em momentos diferentes. Abaixo você pode ver as situações principais!
Como dissemos, o foco da odontopediatria é a prevenção. Portanto, pais e responsáveis podem levar seu filho a um profissional para orientação sobre higiene bucal durante os primeiros meses de vida.
Os dentistas também podem tirar dúvidas sobre o uso de chupetas e mamadeiras, e podem até apontar alimentos que não devem ser ingeridos em primeiro lugar. Sem mencionar que eles ajudam a aliviar a ansiedade dos pais, especialmente os iniciantes que se perguntam sobre o nascimento dos dentes.
O nascimento do primeiro dente é doloroso para crianças pequenas, mas também marca uma nova etapa na vida.
As investigações são necessárias mesmo que a criança esteja se aproximando dos 2 anos de idade e não tenha dentes. Então, neste momento, é importante que você chame um profissional para entender o que está acontecendo.
Por exemplo, quando as crianças estão na fase de substituir os dentes de leite, é importante levá-las a uma consulta. Assim que os dentes permanentes começar a apresentar sinais, um profissional deve ser chamado para verificar o crescimento correto e a necessidade de um aparelho ortodôntico.
Com tantas funções que o odontopediatra desempenha nos primeiros anos da criança, pode ser muito vantajoso procurar um profissional especializado. Entre os principais benefícios podemos destacar:
- Realizar acompanhamento preventivo para detectar problemas o quanto antes;
- Permitir que as crianças desenvolvam bons hábitos de higiene oral desde cedo;
- Reduzir dúvidas, ansiedade e melhorar o conhecimento dos pais;
- Resolver os problemas de forma mais prática e deixar seu filho crescer com um lindo sorriso.
Além do fato de a criança não ter plena consciência da importância da saúde bucal, ela pode não ter uma boa experiência se for atendida por profissionais não especializados nesse serviço. Afinal, é como levar uma criança ao pediatra – o odontopediatra é tão importante quanto!
Confira outros riscos de não levar seu filho ao odontopediatra:
- Dentes de nascimento sobrepostos aos dentes de leite (encavalados);
- Cáries dentárias causadas por má higiene, como a famosa cárie de mamadeira;
- Desalinhamento, mordida cruzada, etc. levam a problemas na vida social das crianças.
Encontrar um dentista pediátrico é uma tarefa que você deve começar o quanto antes. Manter os cuidados desde o nascimento até a idade adulta terá um impacto na saúde bucal do seu filho. E muito mais: escolher uma clínica especializada e profissionais qualificados na área faz toda a diferença. E aqui na clínica Fabricio Lopes você encontra esta especialidade e todas as outras da odontologia, aqui é para todos que tem interesse em ter um sorriso maravilhoso!