A odontologia estética trata pacientes que buscam melhorar a saúde bucal, a função mastigatória e a estética do sorriso.
Foi-se o tempo em que os dentistas se concentravam apenas em realizar procedimentos de higiene, prevenção, diagnostico ou tratar doenças bucais. Além disso os profissionais se tornaram verdadeiros arquitetos do sorriso perfeito.
Enquanto a odontologia tradicional concentra na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais, a odontologia estética melhorar a aparência geral dos dentes, boca, sorriso e rosto do paciente.
Com o desenvolvimento da odontologia estética, os pacientes têm acesso a tratamentos que não só melhoram sua qualidade de vida, mas também sua autoestima e confiança.
Então, hoje, os dentistas fazem mais do que simplesmente substituir e reparar dentes danificados, mas continuam a realizar uma gama de procedimentos estéticos, que incluem tudo, desde clareamento, implantes, lentes de contato e muito mais.
Dentro da odontologia, os profissionais podem optar por cuidar de diferentes áreas. Para realizar um procedimento estético em um paciente que busca um sorriso perfeito, este profissional deve ser capacitado em vários cursos relacionados a estética dental.
Além de restaurar a forma e a função dos dentes, utiliza resinas, facetas de porcelana e clareamentos para deixar o sorriso dos pacientes mais bonito.
Todos esses procedimentos podem alterar características dentárias, na forma, no tamanho e na cor, bem como o rearranjo de toda a arcada dentária, fazendo mudanças funcionais e estéticas do dente.
Embora a odontologia estética esteja mais focada em melhorar a aparência dos dentes, ela também pode resolver problemas funcionais e estruturais na dentição de um paciente, como dentes desalinhados ou ausentes.
Além disso, muitos problemas estéticos dentários podem não só afetar a aparência, mas também prejudicar a saúde bucal do paciente. Como exemplo, podemos citar o excesso gengival, que pode permitir o acúmulo de alimentos na raiz do dente, levando a cáries e mau hálito. Dentes desalinhados também podem ser um problema, pois favorecem o acúmulo de tártaro e doença periodontal.
Por isso, a odontologia é extremamente importante para a manutenção da saúde bucal, com a prevenção ou com tratamentos mais complexos e invasivos, restauração de canais radiculares e colocação de próteses.
O tratamento estético pode ser feito em qualquer pessoa que deseja melhorar sua estética, porém existem algumas exigências a serem observadas antes de alguns tratamentos, como lentes e facetas de porcelanas.
A higiene bucal deve estar e dia e o paciente não pode estar acometido por doença periodontal, ou seja, deve estar com as gengivas saudáveis. Quando o paciente não tem os devidos cuidados, as lentes e facetas de porcelana podem não durar o tempo estimado pelo dentista e podem levar a problemas mais sérios como endocardite bacteriana.
Então a higiene bucal é um fator muito importante para você que deseja melhorar sua autoestima e ter um sorriso perfeito.