Endodontia

Saiba mais sobre esta área

Quando falamos de dentistas e intervenções para dentes danificados, muitas pessoas ficam arrepiadas só de pensar nisso. Ter um especialista em endodontia pode ser útil.

Muitos pacientes consideram o tratamento do canal dentário um dos procedimentos odontológicos mais dolorosos. De fato, durante vários anos, envolveu tratamento com dor e muita demora. A boa notícia é que hoje a endodontia está em um estágio muito avançado e o tratamento de canal é mais simples do que há alguns anos. Além disso, com a ajuda de especialistas responsáveis e com grande capacidade técnica ​​para realizar o tratamento do canal dentário, tudo fica muito mais seguro e menos indolor.

O que é a endodontia?

Endodontia é uma área da odontologia usado para tratar lesões e doenças na polpa e raiz do dente. Um endodontista é um profissional treinado para tratar problemas dentários internos. Normalmente, os indivíduos que trabalham neste campo são especialistas responsáveis pelo tratamento de canal.

A endodontia é uma especialidade importante não só para a saúde, mas também para a estética, pois é responsável por tratar a estrutura interna dos dentes e manter a saúde e vitalidade da arcada dentária.

Se um paciente não prestar atenção ou não mantiver os cuidados necessários com o tratamento endodôntico recomendado, além de comprometer sua própria saúde, ele poderá sofrer problemas mais graves como a extração do dente.

Qual é a relação entre endodontia e o tratamento de cáries?

O tratamento endodôntico está diretamente relacionado ao tratamento da cárie dentária. Pacientes que apresentam esse problema e não realizam os procedimentos adequados podem sofrer danos mais graves à saúde bucal, daí a necessidade de intervenção endodôntica.

Isso porque a cárie pode atingir a polpa (o nervo do dente), causando sérios danos. É importante notar que em casos mais graves, a falta do tratamento de cárie e do canal pode levar à perda do dente, que só pode ser tratada com implantes dentários, uma intervenção mais complexa e demorada.

Para evitar isso, pessoas com cárie dentária devem procurar um profissional da área. Especialistas são capazes de abrir o dente para remover a região contaminada e reconstruir a coroa.

Ressaltamos que a ocorrência de contaminação não se deve apenas à cárie, mas também pode estar associada a fraturas na área. Como saber se você precisa consultar um endodontista? Todas as pessoas com cáries devem fazer um tratamento de canal? É considerado uma emergência odontológica?

Muitas vezes, seu dentista pode avaliar a cárie e, se estiver em estágio avançado, encaminhar para um endodontista para tratamento de canal.

As emergências odontológicas ocorrem quando o paciente está com o dente muito dolorido ou há trauma grave na área da boca. Como as dores de dente podem estar associadas a cáries avançadas, em última análise, o problema tem uma potencial relação de canal dentário.

Quais são as etapas do tratamento de canal?

Um endodontista é recomendado quando lesões ou cáries severas danificam a polpa. À medida que as raízes ficam infectadas ou inflamadas, os indivíduos procuram tratamento especializado.

O processo inclui até cinco etapas, e elas podem variar de paciente para paciente. Conheça abaixo quais são essas etapas e por que é tão importante buscar o apoio de um profissional experiente e devidamente qualificado para realizar esse tipo de procedimento.

Primeiro passo: anestesia e abertura

O primeiro passo no tratamento do canal envolve anestesia local e abertura do dente. A abertura é feita através da coroa e vai até a cavidade pulpar.

Alguns dentistas optam por usar cremes anestésicos para reduzir a dor das agulhas. A anestesia geralmente é indolor, mas as impressões podem variar de paciente para paciente.

Segundo passo: remoção do tecido infectado ou inflamado

Depois que a área é anestesiada e a coroa é aberta, o próximo passo é remover qualquer tecido infectado ou inflamado. Limas especiais são usados ​​nesta fase.

Após toda a inflamação ter sido completamente eliminada, o canal radicular é moldado para acomodar o material restaurador. Além disso, é realizado um processo de irrigação para limpar os canais e remover todo o tecido infectado.

Terceiro passo: restauração dos canais

Depois que a inflamação é completamente removida e o local é limpo, o endodontista preenche o canal radicular com material permanente.

Esse processo geralmente é realizado usando um item chamado guta-percha, que ajuda a proteger o canal contra infecções e contaminações.

Trata-se de uma resina vegetal amplamente utilizada na odontologia e de fácil aceitação pelos tecidos vivos. Esta substância é altamente maleável e biocompatível, apresentando boa adesão ao canal radicular durante a obturação.

Quarto passo: reconstrução do dente

Após a obturação, inicia-se o processo de restauração do dente. Durante esta etapa, um material de enchimento temporário é colocado no topo da guta-percha para selar a abertura.

O item permanece fica no lugar até que o dente receba uma restauração ou coroa. Em alguns casos, pode ser necessário colocar um pino na raiz para dar suporte extra à coroa. O cirurgião-dentista deve avaliar a necessidade deste pino.

O tratamento de canal dói?

Se você tem medo de ir ao dentista e, portanto, atrasar o tratamento, temos uma boa notícia. Em 99% das vezes o tratamento do canal radicular é indolor e corre bem.

Vale a pena procurar um profissional, como uma clínica odontológica, para que seu tratamento seja feito da melhor forma possível e seu sorriso seja atraente. Além disso, existem diversos materiais e dispositivos úteis para realizar esse procedimento de forma indolor, com o objetivo de acabar com a dor de dente.

Quando é necessário fazer tratamento de canal?

Você tem mau hálito? Você está sentindo sensibilidade ou dor nos dentes? Você foi ao dentista há mais de um ano? Se você respondeu “sim” a uma ou mais dessas perguntas, é hora de ser mais vigilante.

O tratamento endodôntico é indicado para duas condições específicas: trauma ou cárie avançada. Em ambos os casos, seu dentista fará uma avaliação inicial, solicitará exames e encaminhará seu caso a um endodontista se forem encontrados danos mais graves.

Como você sabe, apenas analisando os sintomas, você precisa ter um canal? Entre os sintomas mais comuns destacamos:

  • Gengivas inchadas ao lado dos dentes;
  • Dor de dente persistente;
  • Sensibilidade dentária;
  • Cárie avançada.

É importante saber que muitos pacientes que precisam de tratamento de canal são assintomáticos e não percebem que têm cáries – pois em muitos casos, elas podem estar entre os dentes.

Além de avaliar os dentes e realizar check-ups preventivos, é importante fazer o acompanhamento odontológico conforme orientação do seu dentista. Tudo isso pode prevenir o desenvolvimento de cáries e reduzir o risco de problemas de saúde mais graves.

Iniciar conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?