Próteses

Saiba mais sobre esta área

Você já ouviu falar em próteses dentárias? Às vezes, um paciente perde um ou mais dentes devido a um acidente ou até mesmo à falta de cuidados com a higiene bucal. Embora isso pareça afetar mais a parte estética, a verdade é que a ausência de elementos dentários também fragiliza a parte funcional. Assim, além do constrangimento de sorrir, mastigar também se tornou um processo difícil.

Para solucionar esses tipos de problemas, o aparecimento de próteses dentárias traz muitos benefícios para os pacientes restaurarem seu sorriso. Obtenha tudo o que você precisa saber sobre essas pequenas peças com a ajuda de vários especialistas no assunto.

O Que são as próteses?

As próteses são um dispositivo usado para substituir dentes perdidos. Eles podem ser removíveis (encaixadas na boca) ou fixas (implantadas). A escolha depende do tipo de tratamento que melhor se adequa ao caso.

Eles podem ser feitos de diferentes tipos de materiais como resina, porcelana e zircônia.

Embora leve algum tempo para aplicar e se acostumar, as próteses de hoje são muito parecidas com a estética dos dentes naturais. Como resultado, seu uso torna-se imperceptível para a maioria das pessoas, proporcionando aos usuários mais conforto e qualidade de vida.

Qual a diferença entre prótese e implante?

Uma prótese removível substitui toda a arcada dentária, enquanto um implante substitui um dente de cada vez.

Embora os implantes ajudem a inserir um tipo de prótese, não se pode dizer que os dois sejam iguais. Geralmente, o implante atua como a raiz do dente ausente, e após a colocação na gengiva, o paciente deve descansar por algumas semanas ou meses para garantir uma melhor fixação da prótese sobre a qual será colocada.

Esses dentes substitutos, instalados através do processo de implante, são adequados apenas para pessoas que perderam um ou mais dentes, mas não muitos, porque seus moldes dependem dos dentes vizinhos para segurar e apoiar, ao contrário do caso das próteses, muitas das quais às vezes pode ocupar a boca inteira.

Além disso, os implantes proporcionam maior estabilidade e conforto do que as próteses móveis. vantagem? Os pacientes comem melhor, sorriem ou socializam com mais confiança. No entanto, o procedimento é mais demorado e caro, pois requer a intervenção de um ou mais profissionais.

Principais cuidados ao colocar uma prótese

Após a colocação de uma prótese (fixa ou removível), é normal sentir algum desconforto durante algum tempo. No entanto, a adaptação acontece rapidamente e o corpo se adapta ao novo padrão de mastigação. Desta forma, o sentimento ruim desaparece. Em alguns casos, pode ser necessário iniciar o tratamento com um fonoaudiólogo, principalmente se o paciente estiver acostumado a não ter dentes há muitos anos.

O dentista orientará individualmente cada paciente sobre os procedimentos adequados de pós-operatório após o implante da prótese escolhida, com base em cada trabalho realizado. No entanto, um plano típico de cuidados posteriores inclui visitas regulares ao dentista para verificar a condição do tecido ao redor do local do implante e procurar sinais de possíveis problemas de adaptação.

Em última análise, a integridade geral e a durabilidade de uma prótese implantada (independentemente do seu tipo) também se resumem à higiene oral diária do paciente. Além de uma boa limpeza, é necessário um cuidado extra para garantir a qualidade contínua das próteses.

Iniciar conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?