São as populares “dentaduras” ou “placas”, as próteses totais removíveis são a solução mais familiar aos brasileiros e são utilizadas quando todos os dentes foram perdidos.
Quase sempre, essa adaptação é feita em acrílico a partir de uma impressão que reproduz a anatomia das arcadas superior e inferior de cada paciente. Durante este processo, o dentista deve trabalhar com o especialista em prótese para garantir que todos os detalhes respeitem a anatomia e as características naturais do usuário. Apesar de ser um modelo antigo, a tecnologia atual permite próteses totalmente personalizadas, replicando o formato, a cor e o tamanho da gengiva e dos dentes naturais.
A principal vantagem deste modelo é a sua acessibilidade. Além de custar menos do que outras opções, pode restaurar a função de fala e mastigação, melhorar a autoestima e a estética do sorriso e afetar muito a boa qualidade de vida. Vale ressaltar que, em alguns casos, oferece pouca estabilidade durante a alimentação e desgasta-se mais rapidamente do que uma prótese fixa.