De todos os procedimentos odontológicos, esta técnica é a mais complexa. Isso porque envolve mais tecido e mexe com toda a estrutura do rosto.
O procedimento é realizado por cirurgiões especializados em traumatologia e cirurgias
buco-maxilo-facial. Inclui intervenções como fraturas planejadas, abrasão e reposicionamento de ossos para ajustar a posição do maxilar e/ou mandíbula.
Devido à sua invasividade, complexidade e necessidade de equipamentos especiais, o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar com o paciente sob anestesia geral.
A assistência de enfermagem também é necessária no pós-operatório e muitas vezes requer acompanhamento multidisciplinar com fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais. Tudo isso permite que o paciente se adapte bem à nova anatomia de seu rosto.
A cirurgia ortognática é necessária em diversas situações, como:
- Prognatismo;
- Retrognatismo;
- Assimetrias;
- Traumas;
- Disfunções da ATM
Oferece diversos benefícios funcionais como melhora das funções de respiração, fala e mastigação; previne problemas futuros como desgaste ósseo, mas também alcança excelentes resultados estéticos. Isso porque o posicionamento correto dos ossos faciais traz mais simetria e harmonia ao rosto.